Português
English
French
assistência técnica
+351 291 910 770
Pestana CR7 Funchal
Pestana CR7 Lisboa
LOCO restaurante
Azor Hotel
 
NEWSROOM | Notícias
   

2/10/2017
FN hotelaria distinguida pelo Índice da Excelência

A FN hotelaria (EFEN - Hotelaria, S.A.) foi uma das organizações distinguidas pelo Índice da Excelência 2016 pelas suas práticas na Gestão de Pessoas:

1.º lugar no sector Hotelaria, Turismo, Desporto e Ensino

8.º lugar no ranking das pequenas empresas

O Índice da Excelência é um estudo do clima organizacional e desenvolvimento do capital humano, organizado pela consultora Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com as publicações Human Resources Portugal e Executive Digest e o INDEG-ISCTE, a primeira escola de negócios de Portugal.

O Índice da Excelência visa analisar o estado de arte das práticas de recursos humanos em Portugal e premiar as entidades que mais investem e apostam nesta área.

Esta distinção, que tanto nos orgulha, é o resultado do facto de a promoção do desenvolvimento das pessoas ser, para a FN hotelaria, parte da sua missão.

O perfil, a elevada qualificação e a experiência profissional dos nossos colaboradores são factores-chave para que a organização funcione com eficácia, obtendo ganhos de produtividade e eficiência. Para isso, contribuem igualmente a nossa política de formação contínua de colaboradores e a nossa busca sistemática por oportunidades de melhoria de processos, inovação de práticas de gestão e produção.

É política da FN hotelaria manter os seus 48 colaboradores, através da motivação ao nível de condições de trabalho, possibilidade de construção de uma carreira profissional, investimento em formação, e dos próprios salários, que são acima da média do sector. Por esta razão, a rotatividade de recursos humanos na empresa é muito reduzida. A FN hotelaria procura estabelecer com os seus colaboradores "parcerias para a vida".

Na FN hotelaria é promovida uma cultura de valorização da componente humana e de transparência nas relações entre as pessoas e a organização a diversos níveis:

- o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e consequente melhoria da sua qualidade de vida;
- o investimento nas pessoas e preocupação em reter talentos;
- a remuneração de acordo com o desempenho técnico / administrativo;
- a participação nos resultados da empresa;
- a confiança no retorno dos investimentos nos colaboradores;
- o fortalecimento da imagem interna e externa da FN hotelaria;
- a relação de confiança.

São, portanto, estas as práticas que nos possibilitam hoje esta distinção.





O que é o Índice da Excelência?

O Índice da Excelência 2016 é um estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano realizado pela Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal e o INDEG-ISCTE.

Tem por objectivos:
- determinar quais as empresas que apresentam um melhor clima organizacional e que se destacam como entidades de excelência em Portugal;
- dar a cada empresa participante a oportunidade de adquirir informação relevante para a identificação de áreas fortes e de melhoria na gestão do seu activo humano;
- descobrir o factor vencedor que faz a diferença no sucesso de uma organização e ajudar as organizações a potenciar os elementos que têm impacto na motivação dos seus colaboradores e nos resultados operacionais a alcançar;
- analisar o estado de arte das práticas de Gestão de Pessoas em Portugal e premiar as entidades que mais investem e apostam nesta área;
- contribuir para alertar o tecido empresarial português para a importância das temáticas relacionadas com a gestão estratégica do tecido humano.

Participaram no estudo 178 empresas, com 45 465 colaboradores respondentes.

Os rankings definidos tiveram em consideração a dimensão das organizações participantes (Pequenas, Médias, Grandes e Grandes <1000) e o seu posicionamento em nove macro sectores de actividade (Consultoria e Serviços Profissionais; Banca, Seguros e Serviços Financeiros; Construção, Infraestruturas, Transportes e Logística; Hotelaria, Turismo, Desporto e Ensino; Indústria; Retalho e Comércio; Saúde e Farmacêuticas; Sector Público; Tecnologia, Media e Telecomunicações).

39 empresas foram distinguidas.

Fonte: Human Resources Portugal, n.º 77 | Fevereiro 2017 (adaptado)