voltar

Notícias

Prémio Nacional de Turismo Gastronómico 2023 atribuído ao Socalco

notícia 30 Novembro 2023

O restaurante ‘Razão’ do Socalco Nature Hotel acaba de receber o Prémio Nacional de Turismo, na categoria Turismo Gastronómico. Esta distinção parte do Turismo de Portugal, em associação com o Expresso e o BPI.

Este é um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser devolvido pelo chef Octávio Freitas e a sua equipa num hotel que privilegia a forte componente gastronómica da sua oferta. Com uma profunda ligação à terra e à alimentação saudável, o principal ingrediente é sempre a frescura dos produtos que vêm da horta e que determinam a variabilidade dos menus.

No coração do restaurante ‘Razão’ está uma cozinha cuja estrela é o bloco de confeção Marrone, projetado pela FN hotelaria e integralmente personalizado para o Socalco, produzido em Itália pela Marrone Custom Cooking. Os restantes equipamentos de cozinha, copa e economato foram igualmente objeto de projeto, fornecimento e instalação da FN hotelaria.

O Socalco Nature Hotel abriu ao público em outubro de 2020, na Calheta. É a concretização do sonho do Chef Octávio Freitas: “o hotel mais madeirense que existe na Madeira”.

Trata-se de uma unidade de agroturismo que se destaca pela oferta de experiências diferenciadoras numa tentativa de recriação de vivências locais. Tendo a sustentabilidade como preocupação, traz no nome o respeito pela natureza e a cultura local. Perfeitamente enquadradas nos socalcos que percorrem a paisagem, as unidades de alojamento distribuem-se entre muros de pedra, terrenos cultivados e levadas.

É um privilégio para nós contar no nosso portfolio com um projeto que tanto enaltece as nossas raízes e a nossa gastronomia.

Dirigimos, assim, as nossas felicitações ao chef Octávio Freitas e à sua equipa.