“Chefs Sem Reservas”, da autoria do ex-jornalista, escritor e curador gastronómico Nelson Marques, inaugurou uma coleção incontornável na literatura dedicada à gastronomia em Portugal.
A primeira edição, em 2019, trouxe-nos um retrato “sem reservas” de dez dos nomes maiores da gastronomia. Com ele conhecemos “as confissões, os erros e as lições” de Anthony Bourdain, Massimo Bottura, Alain Ducasse, José Avillez, Hans Neuner, Andoni Luis Aduriz, Alex Atala, Ljubomir Stanisic, Nuno Mendes e Vítor Sobral.
Em 2022, foi servido o “Chefs Sem Reservas: segundo prato”, que revelou o percurso de chefs como Alexandre Silva, Clare Smyth, Dominique Crenn, Eneko Atxa, Henrique Sá Pessoa, Joan Roca, João Rodrigues, Marlene Vieira, Pedro Pena Bastos, Pian León, Ricardo Costa e Vladimir Mukhin.
Esta “jornada pelas histórias de vida” de prestigiados nomes da gastronomia continuou em 2024. Em “Chefs Sem Reservas: terceiro prato”, conhecemos os desafios que marcaram as carreiras de Ferran Adrià, Dabiz Muñoz, Virgilio Martínez, Rui Paula, Rasmus Munk, Benoît Sinthon, Mauro Colagreco, Vasco Coelho Santos, João Oliveira, Ana Ros, Arnaldo Azevedo, Helena Rizzo, Luís Gaspar, Louise Bourrat e António Bóia.
A FN hotelaria que, em 2024, já se tinha associado ao evento de lançamento desta obra, no jardim da Churchill’s, em Vila Nova de Gaia, apoiou a reedição em 2025 do primeiro volume desta coleção dedicada ao mundo da alta cozinha. Além da profunda ligação que tem com a gastronomia, a FN hotelaria encontra inspiração no trabalho dos nossos cozinheiros e uma total identificação com as inspiradoras histórias de vida que nestas páginas se contam.
No novo livro “Chefs Sem Reservas: edição revista e aumentada” encontramos “15 grandes chefs num fabuloso retrato da alta cozinha”. Aos 10 entrevistados da edição original juntam-se agora Rui Silvestre, Janaína Torres, Diogo Rocha, Rodrigo Castelo e José Lopes. A apresentação decorreu no SUD Lisboa Hall a 17 de julho.
Temos muito orgulho em ter feito parte desta iniciativa que louva a figura dos chefs de cozinha, exalta o seu talento e persistência, mas sobretudo revela a paixão que os faz continuar apesar dos desafios e das dificuldades que marcam os seus caminhos. O nosso papel é estar lá para eles, como sempre estivemos para muitos dos nomes que fazem a história destes “Chefs Sem Reservas”.