voltar

Notícias

FN hotelaria executou instalações frigoríficas do Terminal de Logística da Logislink Açores

novo projeto 02 Dezembro 2022

A “primeira infraestrutura logística multicliente” da Região Autónoma dos Açores foi inaugurada a 3 de outubro. Trata-se de um investimento da Logislink, empresa de logística pertencente ao Grupo Sousa, com sede no Funchal.

Com o objetivo de expandir para os Açores uma atividade já desenvolvida na Região Autónoma da Madeira, a Logislink disponibiliza agora às empresas açorianas um vasto leque de serviços logísticos em regime de outsourcing: transporte, consolidação e desconsolidação de contentores, armazenamento, gestão de stocks e picking.

As novas instalações situam-se no Azores Park, primam pela forte aposta em soluções tecnológicas e de eficiência energética e ocupam uma área total de 30.000 m2. A área coberta chega aos 8.500 m2, existem 26 docas de carregamento e a expetativa é chegar aos 100 contentores por semana.

A FN hotelaria procedeu à execução das instalações frigoríficas para a zona de frio deste terminal logístico, que totaliza uma área de 1.650 m2.

A nossa intervenção incluiu, nomeadamente, a instalação dos equipamentos da central frigorífica; a instalação dos equipamentos para isolamento térmico dos vários espaços; as instalações mecânicas, com as respetivas tubagens e isolamentos, e as instalações elétricas. Foi ainda implementado um sistema eletrónico de controlo, monitorização e segurança centralizados.

Trata-se de uma instalação frigorífica de funcionamento a CO2, que procura ir ao encontro das das políticas de sustentabilidade do Grupo Sousa. O CO2 é um refrigerante mais amigo do ambiente que tem vindo a substituir os refrigerantes sintéticos HFC (hydrofluorocarbons, hidrofluorocarbonetos) com GWP elevado (Global Warming Potential, potencial de aquecimento global). O CO2 é um dos poucos refrigerantes sustentáveis para aplicações de retalho alimentar e tem mostrado ser altamente fiável em todos os climas. Com custos reduzidos, permite custos de exploração rentáveis.

A participação da FN hotelaria nesta obra ocorreu em regime de subempreitada para o cliente AFAVIAS Açores, uma subempreitada de especialidade para isolamentos térmicos e instalação frigorífica, enquadrada no âmbito da empreitada de construção a cargo do consórcio AFAVIAS/AFAVIAS Açores.